Busca


Cavalhada

A Cavalhada é um dos eventos da festividade de São Benedito. Ocorre na tarde do dia 25 de dezembro. Segundo o Professor e Marujo Dário Benedito, “a tradição remete à influência cristã, lembrando o combate entre cristãos e mouros nas batalhas medievais por territórios sagrados”.
No meio do espetáculo da Cavalhada, são erguidos por uma corda dois cilindros de cera na qual são presas as argolas envoltas em fitas de cor azul e vermelha. Os cavaleiros vêm de todas as comunidades de Bragança e devem ter a idade que lhe permita cavalgar um animal e entrar na competição.

Estes cavaleiros são divididos em dois grupos, o primeiro vestindo de calça branca e camisa vermelha e o segundo, de calça branca e camisa azul. Cerca de 25 cavaleiros compõem cada grupo. De dois em dois os cavaleiros largam em disparada na medida em que dois bandeirinhas, um de cada agremiação, acenam dando o início da disputa.

O cavaleiro pode dar quantas voltas quiser. A média de tempo é em torno de 2 horas, e o cavaleiro que, nesse intervalo, retirar o maior número de argolas ganha o jogo. Na medida em que o espetáculo de força e controle dos cavalos começa, forma-se uma plateia variada em volta do local da competição. São marujas e marujos, de todas as idades, camelôs e ambulantes com produtos variados, moradores da cidade e turistas. O público se diverte e também fica apreensivo quando um cavaleiro perde temporariamente o controle do cavalo.

Todo este espetáculo singular é embalado por músicas típicas da festividade e composições feitas em homenagem a São Benedito e a Marujada.


[Ver mais História]
Ponto de Cultura Marujada de Bragança      |      Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança